domingo, setembro 30

As 25 dicas para perder peso

A revista Sportlife publicou um artigo intitulado "25 dicas para perder peso". Analisei as dicas em função da minha realidade, e conclui que tenho muitas coisas a mudar para consumar o meu objetivo de perder peso. Senão vejamos: 



1. Evitar dietas milagrosas, em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
Popota: sou facilmente tentada pela via mais fácil e preferencialmente mais rápida de perder peso. Por outro lado, sinto que é um aspeto que tenho vindo a melhorar, estou cada vez consciente da necessidade de fazer reeducação alimentar para concretizar os meus objetivos. 

2. Não fazer uma alimentação baseada num único tipo de alimento ou nutriente.
Popota: Há excepção do momento em que fiz a dieta LEV, nunca fui muito tentada por essas dietas do limão, da lua, do vinagre... Já fiz sim dietas de redução ou eliminação de hidratos rápidos. 

3. Fazer mais refeições, em porções menores, ao longo do dia. Faz um mínimo de 5 refeições por dia.
Popota: Cumpro esta dica há muito tempo. 

4. Eliminar os snacks de queijo e as batatas fritas de pacote da tua dieta. Já agora, elimina também os refrigerantes e bebidas com gás.
Popota: Desta dica a única coisa que consumo é a Coca Cola Zero, que é também o único refrigerante que bebo. 

7. Preparar lanches para o teu dia de trabalho, com barrinhas de cereais, bolachas integrais, frutas e iogurtes.
Popota: Cumpro! Embora não coma barrinhas de cereais. 

9. Se tiveres vontade de comer um doce, come-o. Come um bombom, mas deixa o resto da caixa para outras ocasiões. Só um!
Popota: Infelizmente a menos que o bombom seja servido em unidose, tenho dificuldade de controlar a ingestão de pelo menos meia dúzia. 

10. Começar as refeições com um prato de sopa, salada ou fruta. Tempera a salada com sumo de limão: muito saudável!
Popota: Não faço. Atualmente começo a procurar comer apenas sopa ao jantar. Embora coma saladas, não é com a regularidade que seria desejável, até porque apenas o faço em nome da dieta atendendo a que não é algo que me entusiasme!

11. Eliminar molhos das tuas refeições. Se não prescindires dos molhos, experimenta o molho de vinagrete ou iogurte.
Popota: Já é conhecida a minha paixão pelo ketchup. Acho mesmo que é algo que jamais abdicarei. Conheço os malefícios e opto pela versão menos calórica, de qualquer forma sei que é mau, mas não consigo resistir. 

12. Trocar bebidas isotónicas por água ou sumos naturais.
Popota: Esta é simples. Apenas consumo água, raramente coca cola zero e socialmente vinho. 

13. Beber no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
Popota: Cumpro. Bebe um café de manhã e apenas raramente um a meio da tarde.

14. Ingerir bastante água durante o dia; no mínimo 1,5 litro ou 8 copos.
Popota: Cumpro. Bebo diariamente no mínimo 2 litros de água. 

15. Ingerir legumes e frutas de cores variadas, todos os dias.
Popota: Cumpro. Uma coisa ou outra, ou ambas consta da minha alimentação diária. 

16. privilegiar o consumo de peixe, frango (peito), peru ou pato, em relação às acrnes de porco ou vaca.
Popota: Cumpro. A carne que como mais frequentemente é frango ou perú. Não consumo, por defeito, carne de porco, e as carnes vermelhas raramente por não ser muito adepta. 

17. A pele das aves, as vísceras e os miúdos são ricos em gorduras saturadas – se puderes, evita. Retira toda a gordura visível das carnes.
Popota: Cumpro há muito. Detesto todas essas coisas. E quando vou ao talho peço logo que me limpem o máximo de gordura possível. 

18. Evitar alimentos fritos. Opta por grelhados ou cozidos.
Popota: Evito os fritos, ingerindo-os apenas ocasionalmente. 

19. Enchidos, queijos, enlatados, manteiga, leite condensado, chantili: são ricos em calorias e colesterol – evita ou minimiza as porções.
Popota: O pior para mim são mesmo os queijos, tudo o resto dispenso, pelo que a mudar só mesmo reduzir o consumo de queijo. P.S.: Lembrei-me que a alheira é um enchido! É raro comer, mas se calhar como umas 10 por ano, não gosto delas fritas, apenas grelhadas! Também tenho que moderar.

20. Sempre que possível, consome fruta com casca: maçã, pera, pêssego, uvas, etc.
Popota: Cumpro. Das frutas que consumo as únicas que tiro a casca são a laranja e a banana :)!

21. Bebidas alcoólicas: apenas esporadicamente e em pequenas quantidades.
Popota: Esta tenho que alterar no sentido de diminuir. Todos os fins de semana, por vezes sexta, sábado e domingo, consumo álcool, normalmente vinho, mas com regularidade também cocktail (=açucar) (margaritas, caipirinhas, caipiroskas, morangoskas, mojitos, e cia!)

22. Substituir uma sobremesa de doce por uma peça de fruta.
Popota: Esta dificilmente consigo e para ser sincera nem sequer concordo. Ora se já como fruta diariamente, então quando quiser comer sobremesa volto a comer fruta? Para mim a sobremesa não é aquilo que se come a todas as refeições, é sim aquilo que se come esporadicamente (uma vez por semana). Sou mais apologista de selecionar as sobremesas menos calóricas ou procurar adequar as sobremesas de modo a que sejam menos nocivas e façam menos estragos. 

23. Evitar ir aos supermercados com fome. Se possível, vai após uma refeição. Isto minimizará a tentação de colocar pacotes de batatas fritas, chocolates, salgadinhos, etc, no carrinho.
Popota: Este é um princípio já instituído, mesmo quando vou com fome tenho presente esse pressuposto e não me deixo influenciar.

24. Tem sempre em casa legumes picados (cenoura, pepino, tomate, alface) para petiscar; é uma questão de hábito. Gelatina de dieta também pode ser uma boa opção!
Popota: A gelatina está cá sempre, quanto ao resto não se verifica e com muita honestidade dificilmente se verificará...

25. Mexe-te! Faz pelo menos 3 caminhadas por semana e no mínimo, 30 minutos de atividade física moderada por dia.
Popota: Já foi regra até o meu filho nascer. Agora com a falta de apoio é muito complicado mas não impossível. Encontro-me precisamente hoje à procura de ginásios que tenham espaço para deixar as crianças, caso não consiga optarei por ir apenas ao fim de semana ou então às 06:00h, tenho é que me mexer, fazer mais cárdio e musculação. 

Fonte do artigo das Dicas: Revista Sportlife. Disponível em: http://www.sportlife.com.pt/index.php/nutricao01/item/830-25-dicas-para-perder-peso

Sem comentários: